Desde o ano de 2000, o Dia Internacional da Juventude é celebrado no dia 12 de agosto e tem como principal objetivo dar visibilidade aos problemas enfrentados pela juventude, como degradação ao meio ambiente e da vida humana; garantir oportunidades iguais, independente do gênero e raça; reforçar os investimentos em educação e estimular a participação dos jovens nos movimentos sociais e em políticas públicas.
Essa data é fruto de uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que em 17 de dezembro de 1999, através da resolução 54/120, endossou a recomendação feita pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, ocorrida em Lisboa, 8 a 12 de agosto de 1998, declarando o 12 de agosto como o Dia Internacional da Juventude. A Assembleia também recomendou que fossem organizadas atividades de informação pública, concertos, workshops, eventos culturais e reuniões envolvendo governo, organizações de jovens e sociedade civil ressaltando a importância de chamar a atenção para as questões juvenis e o protagonismo deles e delas para o progresso social e o desenvolvimento justo e sustentável.
Importante lembrar que o conceito de juventude é complexo e, na falta de uma definição geral, as instituições públicas e as leis acabam usando o critério de idade para definir esse grupo social. No Brasil a juventude é considerada entre 15 e 29 anos de idade. Nesse longo período a pessoa passará por diferentes fases, vivências, descobertas e crises existenciais. Mas essas fases não acontecem igualmente para mulheres e homens. O contexto social, econômico, político, racial, religioso e a identidade de gênero são fundamentais para moldar a forma diferenciada e desigual que as juventudes são construídas. O processo de atribuição de padrões de comportamento social ocorrido entre infância e adolescência, que estimula aos meninos a participação no mundo público e as meninas ao mundo doméstico, perdura na juventude e segue sendo reforçada na vida adulta com poucas alterações.
No Brasil, onde a maioria dos jovens sofre com a pobreza, com o desemprego, violências e a frequência nos estudos, especialmente a juventude negra, essa atenção especial aos jovens é fundamental. O País ainda é considerado pela ONU como um dos piores países da América Latina em termos de desigualdade. Embora alguns programas tenham sido adotados, nos últimos tempos, como o ProUni, ainda faltam medidas práticas efetivas que garantam o acesso ao jovem à educação profissional.
Quando pensamos em violência os dados são assustadores. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública e a Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância fizeram estudo que aponta 80% das mortes de jovens entre 2016 e 2020 no Brasil, foram mortes de jovens negros. Logo, das 35 mil mortes, 28 mil foram negros. As maiores vítimas foram adolescentes de 15 a 19 anos. No caso das jovens mulheres a maioria das violências acontecem no âmbito das relações afetivas e ou contaminadas pelo machismo operante na sociedade.
Portanto, no Dia Internacional da Juventude, além de celebrar, é necessário se posicionar contra a dura realidade que muitos/as sofrem. No Brasil, jovens representam um quarto da população e esta enorme parcela precisa de atenção para se desenvolver de forma equânime, considerando todas as particularidades. Temas como modernização do ensino, enfretamento à evasão escolar, ao trabalho infantil, à exploração sexual e à gravidez na adolescência são fatores que impedem que a juventude construa ferramentas para assegurar seus direitos, desenvolvendo-se de forma integral e saudável em prol de seu empoderamento.
Desde o mínimo existencial até o seu desenvolvimento profissional contínuo, a juventude mundial merece proteção para crescer da melhor forma possível, ter direitos assegurados e possam contribuir para a construção de uma sociedade melhor para todos, todas e todes.
Texto escrito por: Emilson Gomes Junior e Schuma Schumaher.
Palavras-Chave/TAG: #juventude #direitoshumanos #feminismo #classismo #manifestacao #genocidionegro #negritude #mulheresjovens
REFERÊNCIAS:
- Sites:
12 de agosto – Dia Internacional da Juventude – https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-juventude/
12 de agosto- Dia Internacional da Juventude https://americadosul.iclei.org/campanha/dia-internacional-da-juventude/
IAM – DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE. FGV – Fundação Getúlio Vargas: 30 de março de 2022. Disponível em: IAM – Dia Mundial da Juventude – IAM | Instituição Assistencial Meimei. Acesso em 26 mar 2024.
Jovem Negro Vivo. Disponível em: Jovem Negro Vivo | Anistia Internacional. Acesso em 26 mar 2024.
RODRIGUES, Cleber; FILARDI, Isabela. Negros somam 80% das mortes violentas de jovens no país, aponta estudo. CNN Plural: 15 de dezembro de 2021. Disponível em: Negros somam 80% das mortes violentas de jovens no país, aponta estudo | CNN Brasil. Acesso em 26 mar 2024.