• 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

  • Voltar
19 de setembro de 2023 por 

Esta data resgata a história de luta e resistência de milhares de negras/os que foram escravizadas/os em nosso país. A data reflete a história de resistência e luta da população negra no país, onde o racismo e todas as formas de opressão contra a população negra se perpetua até os dias de hoje. O dia 20 de novembro vem sendo exaltado há décadas pelos movimentos negros. No entanto, somente em janeiro de 2003, foi aprovada uma Lei Federal – a 10.639 – que além de tornar obrigatória a inclusão da História da África e da Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo das instituições de ensino; também, oficializa o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra!

O dia 20 de novembro homenageia o Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, considerado o maior foco de resistência negra à escravidão no Brasil. Nesta mesma data em 1695, o Quilombo de Palmares, localizado na Serra da Barriga (Alagoas) foi totalmente destruído por bandeirantes paulistas e Zumbi dos Palmares – uma das maiores lideranças quilombolas do nosso país – foi assassinado, depois de dias e noites de batalhas sangrentas. 

No Brasil entre os séculos XVI e XIX surgiram vários mocambos/quilombos em diversos estados. O principal deles foi Palmares, localizado em Alagoas, na antiga capitania de Pernambuco. As serras desta capitania eram consideradas ideais para o refúgio. Os primeiros documentos que fizeram referência à Palmares datam de 1597 (séc. XVI). No século XVII, a população palmarina composta por negras/os, indígenas e mestiças/os chegou a alcançar 50 mil habitantes. O Quilombo dos Palmares tornou-se um representante central dos quilombos existentes no Brasil e sua história exaltada pela comunidade negra, o transformou em referência para as lutas de liberdade dos negros.

Em 1978, ativistas de vários coletivos e entidades promoveram, em plena ditadura, um grande ato público denunciando o racismo no Brasil. Nasce ali o Movimento Negro Unificado (MNU), que em novembro daquele mesmo ano, declara o 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. Uma semana depois, o movimento negro passa a se chamar Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNUCDR).

 O MNUCDR foi criado por integrantes dos grupos militantes que estiveram presentes na manifestação, e contribuíram para a sua conquista e formação desde o início da década de 70. Entre esses grupos, destaca-se o Grupo Palmares, formado em 1971 no Rio Grande do Sul, e responsável pela ideia de transferir as comemorações do treze de maio para o vinte de novembro, incorporada pelo MNUCDR.

Em 2011, o Congresso Nacional decreta e a presidente Dilma Rousseff sanciona a lei 12.519/2011, que não oficializa a data como feriado, mas institui o dia 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, reconhecendo seu valor histórico. Hoje, O Dia da Consciência Negra no Brasil, além de ser uma bandeira representativa da luta do Movimento Negro, é um feriado em mais de 1000 cidades brasileiras.

 A data simboliza o ativismo social, político e cultural, de diversos coletivos, Ong´s, e entidades, que lutam diariamente pela causa negra. Sobretudo o movimento de mulheres negras, e diversas instituições antirracistas, que apoiam a causa. As mulheres negras são as que mais sofrem a desigualdade de gênero e raça, a violação de seus direitos, o feminicídio e muitas delas ainda vivem em situação análoga à escravidão.

A data tornou-se símbolo de reflexão, resistência e luta contra o racismo estrutural, contra o genocídio da população negra, e contra todas as formas de opressão, que ainda acomete esta população diariamente.

Nossa homenagem à Zumbi dos Palmares, Dandara, Mariana Criola, Luiza Mahin, João Cândido, Manuel Congo, Esperança Garcia, Maria Firmina dos Reis, Maria Beatriz Nascimento, Tia Ciata e outras/os que – a sua maneira – se impuseram e mostraram que negras/os, como diria a militante negra Lélia Gonzalez (1935- c1994), tem nome e sobrenome.

  • Elaborado por Cris Odara e Schuma Schumaher

Para saber mais:

Acervo Redeh – www.redeh.org.br 

Geledés – www.geledes.org.br 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-11/dia-da-consciencia-negra-e-comemorado-em-mais-de-mil-cidades-brasileiras

https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/13172-dia-nacional-da-consciencia-negra-vem-lembrar-da-africa-que-existe-em-nos

https://zumbidospalmares.edu.br/entenda-o-objetivo-e-a-importancia-do-mes-da-consciencia-negra/ https://nossacausa.com/lelia-gonzalez-discriminacao-racial/?gclid=Cj0KCQjw9fqnBhDSARIsAHlcQYQ4A-e-rBy0MPAhZkdwqgM-K_tNJPqtIQepjgFjyLZJ8LoXuM9wGosaAhkTEALw_wcB

Categoria: Efemérides - Comentários: Comentários desativados em 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra