Nos anos 1960, o senador norte-americano Gaylord Nelson quis criar uma celebração do meio ambiente. Assim, ele e sua equipe lançaram uma campanha para divulgar informações sobre danos ambientais. Estudantes ajudaram Nelson a organizar o 1º Dia da Terra, em 22 de abril de 1970, para conscientizar as pessoas da importância das melhores práticas em relação ao meio ambiente. 20 anos depois, em 1990, Denis Hayes organizou o 1º Dia Mundial da Terra, com o apoio de 200 milhões de pessoas ao redor da Terra.
Os anos 1970 foram marcados pelo inédito movimento urbano em defesa do meio ambiente. Em Washington, 10.000 pessoas se reuniram. Em Nova York, incontáveis pessoas se mobilizaram. Por todos os EUA – Estados Unidos da América, 20 milhões de pessoas participaram do movimento do senador Gaylord. A maioria eram estudantes. O evento foi crucial para a aprovação do Clean Air Act (1970) e Endangered Species Act (1973), pioneiras legislações estadunisenses sobre a proteção do meio ambiente. O senador também promoveu uma legislação para proteger a Trilha dos Apalaches e proibir o uso do agrotóxico DDT.
Em 2009, a ONU – Organização das Nações Unidas consagrou a data como o Dia Internacional da Mãe Terra. A Latin American Quality Institute (Instituto Latino Americano de qualidade, em tradução livre) sugere que comemoremos a data (i) substituindo as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras de energia, (ii) desconectando os componentes eletrônicos e consumindo menos eletricidade, (iii) ensinando meninas e meninos a apreciar e cuidar da natureza, (iv) efletindo sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente, (v) evitando o consumo de carnes, alimentos processados e considerando uma dieta vegetariana.
Uma forma interessante de celebrar o dia da terra é a reflexão sobre consumo sustentável ou consciente, ou seja, escolher produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que os produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Bianca Longo no texto Dia Mundial da TERRA, Como ter Hábitos Mais Sustentáveis e IGs para Seguir na página The Lolla, sugere que adotemos práticas sustentáveis de forma holística, desde evitar cobranças excessivas sobre nós mesmos até mesmo reciclagem, compra de itens de segunda mão e opção por comprar produtos com certificações sustentáveis, ou selos ambientais.
Segundo a ONU, março de 2023 foi o segundo março mais quente observado no planeta como um todo, desde o início do monitoramento da temperatura global. Agrega-se à mudanças climáticas, tempestades, inundações, queimadas, que afetam milhões de pessoas, além dos rios, mares e oceanos se enchendo de plástico e matando milhares de animais marinhos. Ou seja, o planeta terra está e pedindo socorro.
Nos últimos anos o Dia da Terra é celebrado durante a Década da ONU para Restauração de Ecossistemas (2021-2030), um apelo global pela proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo.
Sejam quais forem as estratégias adotadas por nós para promover um meio ambiente sustentável, o que importa é seguirmos avançando, tentando melhorar nossas práticas de forma saudável. Isso no plano subjetivo, no nosso dia a dia, assim como lutando para que tenhamos políticas públicas voltadas na preservação ambiental e sustentação da vida digna para todas as pessoas.
Texto escrito por: Emilson Gomes Junior e Schuma Schumaher.
Palavras-Chave/TAG: #maeterra #direitoshumanos #meioambiente #politica #eua #22deabril
REFERÊNCIAS:
- Sites:
LONGO, Bianca. Dia Mundial da TERRA, Como ter Hábitos Mais Sustentáveis e IGs para Seguir. The Lolla: 22 de abril. Disponível em: . Acesso em 27 mar 2024.
MAGALHÃES, Lana. Dia da Terra. Toda Matéria. Disponível em: Dia da Terra: 22 de abril – Toda Matéria (todamateria.com.br). Acesso em 26 mar 2024.
Fatos do Dia da Terra: por que ele é comemorado em 22 de abril?. DINO – Divulgador de Notícias, Terra: 27 de abril de 2021. Disponível em: Fatos do Dia da Terra: por que ele é comemorado em 22 de abril?. Acesso em 27 mar 2024.