• Lélia Gonzalez (1935 -1994)

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13 de maio de 2024 by 

Intelectual, feminista antirracista, educadora, pesquisadora e ativista política

Lélia Gonzalez foi uma brasileira historiadora, geógrafa, filósofa, antropóloga, professora universitária e ativista dos movimentos negro e de mulheres. Nasceu Lélia de Almeida, em 01 de fevereiro de 1935, em Belo Horizonte, Minas Gerais, sendo a penúltima filha de Acácio Joaquim de Almeida – homem negro, ferroviário – e Urcinda Seraphina de Almeida – mulher indígena, trabalhadora doméstica. O casal teve 18 filhos, todos criados com a ajuda da avó materna.

Conforme exposto por Raquel de Andrade Barreto em Enegrecendo o feminismo ou feminizando a raça: narrativas de libertação em Angela Davis e Lélia González, de 2005, Lélia teria conseguido estudar mais do que seus irmãos, majoritariamente concluintes da educação primária. Uma vez estabelecido enquanto jogador de futebol pelo Flamengo, seu irmão Jaime de Almeida trouxe a família para o Rio de Janeiro, em 1942. Segundo a autora, Lélia teria conseguido avançar em sua educação também em função do apoio de uma família contratante dos serviços prestados por sua mãe. Em 1954, concluiu o Ensino Médio no Colégio Pedro II, um dos mais tradicionais colégios públicos do país.

Conforme publicado no livro do Projeto Memória Lélia Gonzalez: O Feminismo negro no palco da história, de Sueli Carneiro, graduou-se em História e Geografia, em 1959, em Filosofia, em 1962, pela Universidade Estadual da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ). Ainda, Lélia Gonzalez e o papel da educação para o feminismo negro brasileiro, Michely Peres de Andrade informa que Lélia concluiu o curso de pós-graduação em Comunicação e Antropologia, bem como cursos livres em Sociologia e Psicanálise. Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil em Dicionário Mulheres do Brasil expõem: “Doutorou-se em antropologia social em São Paulo (SP) e dedicou-se a pesquisas sobre a temática de gênero e etnia. Professora universitária, seu último cargo foi de diretora do Departamento de Sociologia e Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Segundo Sueli Carneiro, em obra supra, “Lélia relata o difícil processo de construção da sua identidade racial, sobretudo num contexto em que a negritude padecia, e ainda padece, de toda sorte de interdições e rejeições e o embranquecimento se colocava, e se coloca, como imposição estética como imposição estética ou estratégia de defesa para evitar a discriminação. Na Revista Estudos Feministas, nº 2, de 1994, Lélia nos conta: Eu tive oportunidade de estudar, (…) e passei por aquele processo que eu chamo de lavagem cerebral dado pelo discurso pedagógico brasileiro, porque na medida em que eu aprofundava meus conhecimentos, eu rejeitava cada vez mais a minha condição de negra.   

Segundo Raquel de Andrade Barreto em obra supra citada, Lélia buscava se vestir e ter os cabelos conforme a moda da época, seguindo o padrão eurocêntrico. Ainda assim, era alvo de violências racistas. Após anos de carreira docente, já casada, Lélia teria amadurecido suas visões sobre o racismo, consequentemente mudando sua estética. Nas palavras de sua sobrinha Eliane de Almeida, em 5 de julho de 2004, conforme exposto por Raquel: Eu lembro, quando a gente saía, tinha pessoas que paravam e ficavam olhando. Como ela era linda! Com cabelo enrolado, hoje cabelo enrolado é comum, na época era diferente. Ela foi uma das primeiras mulheres a mostrar o nosso cabelo. Ela usava roupas afro, ela tinha estilo. Quando ela passava as pessoas se perguntavam se ela era artista. Ela era tão brilhante, ela se impunha, ela era respeitada. Mas, teve um período anterior que eu e Lélia, nós usávamos peruca. Um outro estilo de roupa, um estilo clássico da moda europeia. Mas quando ela tomou consciência, ela mudou radicalmente!

Lélia casou-se em com Luiz Carlos Gonzalez, em 1964, no agitado ano do golpe militar. Agitado também foi esse ajuntamento, pois os pais do marido, de herança espanhola, não aceitavam a união do dois. O relato de Lélia, na Revista Estudos Feministas. Nº 2, 2. sem. 1994. p. 383-386, sobre essa união é uma das muitas expressões através das quais se evidencia a dinâmica das relações raciais e suas perversas dimensões pessoais da interação entre negros e brancos: Quando chegou a hora de casar, eu fui me casar com um cara branco. Pronto, daí aquilo que estava reprimido, todo um processo de internalização de um discurso “democrático racial” veio à tona e foi um contato direto com uma realidade muito dura. A família do meu marido achava que o nosso regime matrimonial era, como eu chamo, de concubinagem”, porque mulher negra não se casa legalmente com homem branco; é uma mistura de concubinato com sacanagem em última instância. E continua seu depoimento falando sobre o conflito familiar instalado, que levou seu companheiro Luiz Carlos ao suicídio, um ano após o casamento. Desde então, Lélia não mais abandonou o sobrenome Gonzalez.

No artigo O pensamento de Lélia Gonzalez na Educação: Amefricanidade, Pretuguês e outras categorias, de Camila Santos Pereira, Anamaria Ladeira e Fernando Pocahy; reflete que a afirmação identitária de Lélia enquanto mulher negra, e consequentemente seu ativismo, teriam despontado após seu casamento com Luiz Carlos Gonzalez – homem branco, que conheceu no universo acadêmico brasileiro. Válido ressaltar que na maioria das vezes as relações interraciais acabam por expor as mulheres negras a uma realidade racista.

Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil em Dicionário Mulheres do Brasil, relatam que dentre as contribuições de Lélia Gonzalez para o movimento negro e feminista destaca-se sua participação na criação do Coletivo de Mulheres Negras N’Zinga, em 1983, na construção do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras – IPCN, em 1975 e na fundação do MNU – Movimento Negro Unificado, em 1978 e do Olodum em Salvador, no ano seguinte. Também participou ativamente do Conselho Diretor da Sociedade Internacional para o Desenvolvimento e foi editora da revista Mulherio. Sua importante atuação em defesa da mulher negra valeu-lhe a indicação para integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher – CNDM. Este órgão foi criado pela Presidência da República, em 1985, em resposta ao movimento feminista brasileiro que reivindicava o direito a terem no aparelho do estado uma instituição que se ocupasse das políticas públicas voltadas para a cidadania feminina. Na arena pol´tica partidária, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores – PT e disputou vaga na Câmara Federal, em 1982, alcançando a primeira suplência. Nas eleições de 1986, concorreu à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pelo Partido Democrático Trabalhista – PDT, ficando outra vez como suplente.

Ainda em relação a sua atuação política, conforme entrevista ao jornal Mulherio, intitulada Lélia Gonzalez, candidata a deputada federal pelo PT/RJ, contida na obra Por um Feminismo Afro Latino Americano – Lélia Gonzalez, organizado por Flávia Rios e Márcia Lima, Lélia teria se candidatado nas eleições de 1982 através de articulação política com o PT/RJ. Segue trecho da entrevista, demonstrando o nível de refinamento do debate político trazido por ela, após ser perguntada sobre o que acha do slogan “mulher vota em mulher”: Esse papo é tão furado quanto aquele de ‘negro vota em negro’, e ambos se diferenciam daquele que afirma que ‘trabalhador vota em trabalhador’. Enquanto esse último tem sua coerência apoiada justamente na denúncia da exploração da classe trabalhadora pela classe dominante, os outros dois escamoteiam essa questão.

Segundo Raquel Barreto, em obra supramencionada, citando Teresa Cristina Araújo Costa em Caminhando contra o vento. Notas sobre a candidatura de Lélia Gonzalez: A campanha também se caracterizou pela ousadia e inovação para a época, em especial, por tratar da questão da homossexualidade. Passado mais de uma década, a luta contra a homofobia continua sendo levada apenas por militantes gays e lésbicas. No campo do Parlamento, a exceção foi a proposta da ex-deputada federal Martha Suplicy, sobre a parceria civil. Um outro tema polêmico levantado por Lélia foi a descriminalização do aborto, e ainda a titulação de posse para os moradores de favelas, entre outras coisas.

Lélia não consegui se eleger, mas ocupou a primeira suplência da bancada do partido. Em novembro de 1985, ela escreve uma carta ao presidente do partido Lula da Silva, expondo seus motivos para seu afastamento do Partido dos Trabalhadores. Muitas das razões já haviam sido publicadas através de um artigo escrito na Folha de São Paulo, em 1983, denunciando o que chamou de “racismo por omissão”.

Sueli Carneiro, em Lélia Gonzalez: O Feminismo negro no palco da história, nos informa que em 1986, convidada por Abdias do Nascimento, Lélia se candidata a deputada estadual pelo PDT, elegendo-se primeira suplente. Sobre a filiação de Lélia ao partido liderado por Leonel Brizola, a pesquisadora Elisa Larkin relata que: (…) o PDT foi o primeiro partido a assumir como prioridade programática a questão racial e, mais do que isso, por insistência também do Abdias e do grupo que o acompanhava evidentemente, mas ele era o grande porta voz (…). Eu acredito que quando Lélia sai do PT e vai para o PDT é por causa disso, porque ela está optando pelo partido que melhor definiu e agiu sobre a questão racial na sua ação política.

Em sua plataforma eleitoral, mais uma vez, assumiu o compromisso político com a mulher negra e com a descolonização da cultura. Em seu folder de campanha elaborou um texto denominado Odara Dudu = Beleza Negra, no qual enalteceu o Bloco Afro-Ilê Aiyê, Salvador, e o Agbara Dudu, Rio de Janeiro.

Lélia disputou as eleições de 1986 para o cargo de deputada estadual, fazendo campanha com Abdias do Nascimento – o material os chamava de “dobradinha negra do PDT”, impresso em papel amarelo, cor de Oxum. Nessas eleições, Brizola venceu e se tornou governador no Rio de Janeiro com o voto do povo negro do Estado. Lélia não ganhou a disputa eleitoral, se tornando novamente suplente.

Dentre as reflexões acadêmicas de Lélia, destacamos o conceito de amefricanidade. Conforme ensina Patrícia Maeda na matéria O racismo brasileiro na obra de Lélia Gonzalez: Lélia Gonzalez, filósofa, antropóloga, professora universitária e ativista dos movimentos negro e feminista, teve papel importante na academia brasileira e talvez tenha sido a militante negra que mais participou de seminários e congressos fora do Brasil até a metade dos anos 1980, o que lhe permitiu conhecer a diáspora africana na perspectiva de vários países, resultando na enunciação da categoria político-cultural da amefricanidade. Lélia percebeu não só as experiências comuns dos negros nas Américas – uma história de sofrimento, humilhação, exploração, etnocídio –, mas também que os povos diaspóricos formavam identidades culturais e étnicas com raízes africanas, porém, historicamente transformadas com a própria diáspora africana e a colonização, revelando ‘a heroica resistência e a criatividade na luta contra a escravização, o extermínio, a exploração, a opressão e a humilhação’.

A autora citou o texto A categoria político-cultural de amefricanidade, publicado por Lélia Gonzalez em 1988 na coletânea Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa.

Refutando o mito da democracia racial no Brasil, nos termos de Patrícia Maeda: No artigo ‘Racismo e sexismo na cultura brasileira’, Lélia Gonzalez se valeu de noções da psicanálise como ferramentas para compreender o racismo à brasileira. Assim, nos seus termos, o racismo seria uma construção ideológica com benefícios sociais e econômicos para brancos de todas as classes sociais (privilégio racial), ao mesmo tempo em que é um ‘sintoma da neurose da cultura brasileira’, que se pensa uma sociedade branca, mas cuja cultura revela a herança afro, que é constantemente escondida. Com estes elementos, Lélia refutou o mito da democracia racial no Brasil, um mito de dominação que impede a consciência objetiva do racismo e o conhecimento direto de suas práticas concretas. O mito da democracia racial se baseia na crença historicamente construída sobre a miscigenação, mas Lélia advertia que ‘Na verdade, o grande contingente de brasileiros mestiços resultou de estupro, de violentação, de manipulação sexual da escrava. Por isso existem os preconceitos e os mitos relativos à mulher negra: de que ela é ‘mulher fácil’, de que é ‘boa de cama’ etc.

Ao mencionar os termos racistas, a autora faz referência à obra Democracia racial? Nada disso!, de 1981, também publicada em Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa.

Outra reflexão relevante de Lélia Gonzalez sobre o pretuguês, no artigo Racismo e sexismo na cultura brasileira, apresentado na Reunião do Grupo de Trabalho Temas e Problemas da População Negra no Brasil, em participação do IV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, no Rio de Janeiro, entre 29 e 31 de outubro de 1980, quando ela pontua que o preconceito linguístico contra pessoas negras é ignorante em relação às línguas africanas e seus sotaques. Lélia explica: É engraçado como eles gozam a gente quando a gente diz que é Framengo. Chamam a gente de ignorante dizendo que a gente fala errado. E de repente ignoram que a presença desse r no lugar do l, nada mais é que a marca linguística de um idioma africano, no qual o l inexiste. Afinal, quem que é o ignorante? Ao mesmo tempo acham o maior barato a fala dita brasileira, que corta os erres dos infinitivos verbais, que condensa você em cê, o está em tá e por aí afora. Não sacam que tão falando pretuguês. E por falar em pretuguês, é importante ressaltar que o objeto parcial por excelência da cultura brasileira é a bunda (esse termo provém do quimbundo que, por sua vez, e juntamente com o ambundo, provém de um tronco linguístico bantu que ‘casualmente’ se chama bunda). E dizem que significante não marca … Marca bobeira quem pensa assim (6). De repente bunda é língua, é linguagem, é sentido e é coisa. De repente é desbundante perceber que o discurso da consciência, o discurso do poder dominante, quer fazer a gente acreditar que a gente é tudo brasileiro, e de ascendência europeia, muito civilizado, etc. e tal.

Refletindo sobre o papel da mulher negra na construção da amefricanidade brasileira, conforme exposto por Raquel Barreto em obra supramencionada, Lélia Gonzalez discutia com honestidade as diferentes realidades vividas por mulheres negras desde o início da colonização. Lélia pontuava que ser mulher não suavizava a exploração do trabalho forçado dessas mulheres (sem mencionar uma realidade particular a muitas mulheres negras vítimas do genocídio colonial: a violência sexual). Neste sentido, Lélia lembrava que tais mulheres se organizavam para cuidar de seus filhos e prestar assistência a irmãos explorados em plantações, engenhos etc., quase mortos de cansaço. Tal ocorreria após elas terem sofrido ao longo do dia com o trabalho forçado na casa grande.

Similarmente, através da resistência passiva descrita por Lélia Gonzalez, as mulheres negras da sociedade colonial que se relacionavam com espaços coloniais tiveram o poder de influenciar a cultura nacional – a exemplos, menciona-se o fato de que o português se tornou “pretuguês” em função de suas contribuições na formação da burguesia branca, bem como menciona-se a construção do negro enquanto personagem fantástico no imaginário das crianças brancas, instrumentalizando conceitos racistas para amedrontar crianças brancas em relação ao “negro fantástico”.

Schuma Schumacher e Érico Vital Brazil em Mulheres Negras do Brasil destacam que a produção científica de Lélia Gonzalez propôs, na década de 1980, uma releitura da “mãe preta” Os autores expõem: Para ela, ao invés de sua figura representar a aceitação da condição escrava, ela canonizava uma resistência à ideologia senhorial construída no cotidiano entre senhores e escravos através das canções de ninar repletas de palavras africanas e fundamentalmente pela linguagem ensinada às crianças. Nesse sentido, Lélia destaca a singularidade da língua brasileira que ao invés de português deveria se chamar ‘pretuguês’ tamanha à influência da África e das mulheres de cor preta na sua formação. Esse refinado pensamento histórico de Lélia Gonzalez evidencia um tópico pouco abordado na nossa história: o papel social da mulher negra na sociedade brasileira. Aprisionadas pelo estereótipo da negra trabalhadora braçal ou da mulata dona de uma sexualidade exacerbada, suas imagens foram historicamente construídas distantes e antagônicas a qualquer referencial de positividade.

Possível compreender que Lélia contribuiu para o combate de estereótipos de gênero e de raça no Brasil e no mundo, tudo a partir de seu engajamento científico e ativismo pelos Direitos Humanos. Sua intensa militância e suas atividades de pesquisadora levaram-na a viajar por vários continentes,apresentando sempre trabalhos sobre a condição da mulher e do negro. Incentivadora das tradições afro-brasileiras, Lélia se vestia com as cores vibrantes das roupas africanas. Nos últimos anos, estudava o que ela chamava “negros da diáspora”, cunhando o conceito de amefricanidade.

No campo da cultura, pertenceu ao Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombos, que fazia seu carnaval atendo-se às raízes do velho samba carioca. Sua paixão pelo samba e pelo futebol, que acreditava serem manifestações autênticas do povo brasileiro, levou-a muitas vezes ao corpo de jurados das escolas de samba cariocas bem como aos estádios.

Escreveu Festas populares no Brasil, Lugar de negro, em coautoria com Carlos Hasenbalg, duas teses de pós-graduação, além de diversos artigos para revistas científicas e obras coletivas.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 10 julho de 1994. Conforme relato da sua sobrinha Lili de Almeida, Lélia ao retornar de uma viagem à África, em 1992, estava com feridas nas costas e preocupada, pois as mesmas não cicatrizavam. Após alguns exames foi diagnosticada com diabete tipo B. Com o tempo o estado de saúde foi se agravando e acabou por provocar insuficiência cardíaca.

Dentre as inúmeras homenagens à professora, pesquisadora e ativista política, a Fundação Banco do Brasil, através do Projeto Memoria escolhe homenagear Lélia Gonzalez: o feminismo negro como palco da história. Em parceria com a Redeh – Rede de Desenvolvimento Humano são produzidos vários matérias trazendo a trajetória e o pensamento de Lélia para o palco da história. São eles: livro Fotobiográfico, Videodocumentário, Almanaque para educadoras/es, Exposição e um Site com imagens e textos da homenageada.   

Já em 2018, relembramos que foi publicado o livro Primavera para as rosas Negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa, supramencionado, reunindo depoimentos, entrevistas e artigos da pensadora. Reflexo de suas contribuições a toda a diáspora africana, destacamos a fala de Angela Davis em coletiva no Auditório Ibirapuera, São Paulo, em 2019, conforme exposto na reportagem Angela Davis e Lélia Gonzalez: conheça duas teóricas do feminismo negro nos EUA e no Brasil!, de Caroline Yumi Matsushima Hirano: “Por que vocês precisam buscar uma referência nos Estados Unidos? Eu aprendo mais com Lélia Gonzalez do que vocês comigo.”

Palavras-Chave/TAG: #mulhernegra #racismo #política #movimentonegro

Elaboração: Schuma Schumaher e Emilson Gomes Junior

REFERÊNCIAS

Produções acadêmicas:

ANDRADE, Michely Peres. Lélia Gonzalez e o papel da educação para o feminismo negro brasileiro. Revista Interritórios, v. 4, n. 6: Caruaru, 2018. Disponível em: Lélia Gonzalez e o papel da educação para o feminismo negro brasileiro | ANDRADE | INTERRITÓRIOS (ufpe.br) Acesso em 22 nov 2022.

BARRETO, Raquel de Andrade. Enegrecendo o feminismo ou feminizando a raça: narrativas de libertação em Angela Davis e Lélia Gonzalez. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio: Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: Maxwell (puc-rio.br). Acesso em 22 nov 2022.

CARNEIRO, Sueli. O feminismo negro no placo da história. Rio de Janeiro: Redeh/Abravídeo, 2014. 

COSTA, Teresa Cristina N. Araújo. Caminhando contra o vento – notas sobre a candidatura de Lélia Gonzalez, Rio de Janeiro. Comunicações ISER. Ano 1, nº 3, p.43: Rio de Janeiro, 1982.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. In Primavera para as rosas Negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. Coletânea organizada e editada pela União dos Coletivos Pan-Africanistas – UCPA: São Paulo, 2018. Disponível em: Primavera para As Rosas Negras by Lélia Gonzalez PDF | PDF (scribd.com) Acesso em 22 nov 2022.

GONZALEZ, Lélia. Democracia racial? Nada disso!  In Primavera para as rosas Negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. Coletânea organizada e editada pela União dos Coletivos Pan-Africanistas – UCPA: São Paulo, 2018. Disponível em: Primavera para As Rosas Negras by Lélia Gonzalez PDF | PDF (scribd.com) Acesso em 22 nov 2022.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Reunião do Grupo de Trabalho Temas e Problemas da População Negra no Brasil, em participação do IV Encontro Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais: Rio de Janeiro, 1980. Disponível em: Gonzalez.Lelia(1983-original).Racismo e sexismo na cultura brasileira_1983.pdf (usp.br). Acesso em 22 nov 2022.

Mulherio. Lélia Gonzalez, candidata a deputada federal pelo PT/RJ. In RIOS, Flávia; LIMA, Márcia. Por um Feminismo Afro Latino Americano – Lélia Gonzalez. Disponível em: Por um feminismo afro-latino-americano (mulherespaz.org.br). Acesso em 22 nov 2022.

PEREIRA, Camila Santos; PEREIRA, Anamaria Ladeira; POCAHY, Fernando. O pensamento de Lélia Gonzalez na Educação: Amefricanidade, Pretuguês e outras categorias. Revista de Ciências Humanas, v. 2, n. 21, Dossiê Educação das Relações Étnico-Raciais: Taubaté, 2021. Disponível em: O pensamento de Lélia Gonzalez na Educação: Amefricanidade, Pretuguês e outras categorias | Revista de Ciências Humanas (ufv.br). Acessado em 22 nov 2022.

RIOS, Flávia; LIMA, Márcia. Por um Feminismo Afro Latino Americano – Lélia Gonzalez. Zahar. Disponível em: Por um feminismo afro-latino-americano (mulherespaz.org.br). Acesso em 22 nov 2022.

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SCHUMAHER, Schuma; VITAL BRASIL, Érico. Mulheres Negras do Brasil. Senac Editora: Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: Mulheres Negras do Brasil 9788574582252 – DOKUMEN.PUB. Acesso em 22 nov 2022.

Sites:

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LOPES, Nei; MOREIRA, Wilson. Noventa Anos de Abolição. Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo, Letras.mus.br. Disponível em: Noventa Anos de Abolição (G R A N Escola de Samba Quilombo) – Nei Lopes & Wilson Moreira – LETRAS.MUS.BR. Acesso em 22 nov 2022.

MAEDA, Patrícia. O racismo brasileiro na obra de Lélia Gonzalez. Carta Capital: São Paulo, 2020. Disponível em: O racismo brasileiro na obra de Lélia Gonzalez – CartaCapital. Acesso em 22 nov 2022.

RATH, Tom; HARTER, Jim. The Five Essential Elements of Well-Being. Gallup: 2010. Disponível em: The Five Essential Elements of Well-Being (gallup.com). Acesso em 22 nov 2022.

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