• Centro de Documentação

  • Back

O Centro de Documentação da REDEH é fruto de um extenso percurso de envolvimento em atividades nacionais e internacionais, cursos, campanhas e publicações voltadas à promoção da transformação social pelo feminismo antirracista. Notavelmente, em 1997, a REDEH lançou o projeto “Mulher 500 Anos Atrás dos Panos”, como parte de seu Programa de Pesquisa e Documentação, visando desfazer o silêncio histórico sobre a contribuição das mulheres. Este esforço gerou publicações significativas, como o “Dicionário Mulheres do Brasil”, “Um Rio de Mulheres”, “Mulheres Negras do Brasil”, “Gogó de Ema”, “Mulheres no Poder” e as biografias de Lélia Gonzalez, Nísia Floresta e Nilcea Freire, além do Portal Mulher500.

A criação destas publicações foi baseada em rigorosos processos de pesquisa, entrevistas e investigações, resultando em um acervo rico que constitui hoje o Centro de Documentação da REDEH. Durante 30 anos, a organização preservou uma vasta gama de materiais e documentos, abrangendo artigos, fotografias, cartazes, jornais e revistas, entre outros materiais, todos agora acessíveis digitalmente através do Portal Memória Feminista Antirracista.

Renomada por sua dedicação à preservação da memória feminista e antirracista, a REDEH foi agraciada com acervos doados por diversas mulheres que marcaram a história. Atualmente, o Centro de Documentação se encarrega de cuidar, preservar e tornar acessíveis os arquivos pessoais de figuras emblemáticas da luta feminista e antirracista, incluindo Lélia Gonzalez, Nilcea Freire, Nísia Floresta e Maria Luísa Bittencourt, sendo que os dois primeiros acervos já começaram a ser digitalizados e parte deles está disponível no Portal e os demais estão em
processo de digitalização. Convidamos você a explorar e descobrir mais sobre essas histórias inspiradoras!

Sobre a reprodução de nossos acervos, a REDEH disponibiliza textos e imagens para consulta pública. A solicitação de cópias em alta resolução, e usos comerciais, devem ser solicitados autorizações ao nosso centro de documentação. Alguns casos específicos podem necessitar de segundas autorizações, como arquivos familiares, respeitando os direitos de imagens e direitos autorais.

As pesquisas presencias devem ser previamente agendadas, de segunda a sexta-feira, entre às 10h e 17h, pelo endereço eletrônico da REDEH: redeh@redeh.org.br , para mais informações, entre em contato!