• Dandara dos Palmares (? – 1694)

  • Voltar
11 de setembro de 2023 por 

Líder quilombola

Dandara foi uma líder política e aguerrida lutadora do Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, estado de Alagoas, no século XVII, na época do Brasil colônia. Foi casada com Zumbi dos Palmares, tendo o casal administrado o Quilombo de Palmares, inclusive resistindo a cerca de 20 expedições portuguesas com a finalidade de eliminar o quilombo, ao longo de aproximadamente 20 anos.

Não existe informação quanto a data ou local de nascimento de Dandara dos Palmares, nem mesmo se ela nasceu no Brasil ou foi, como muito, trazida a força da África. Neste sentido, tendo em vista a falta de documentos oficiais relativos à mesma, alguns pesquisadores questionam a própria existência de Dandara dos Palmares. No entanto, é importante frisar que se trata de uma pessoa que viveu no século XVII, tendo passado grande parte da vida, senão toda ela, longe da coroa portuguesa – logo, longe do Estado, emissor de documentos oficiais do país.

Enquanto líderes do Quilombo dos Palmares, Dandara e Zumbi dos Palmares recusaram acordos propostos pela Capitania de Pernambuco. Tais acordos previam condições como a condescendência da coroa em relação a pessoas lá viviam. Em troca, o Quilombo dos Palmares deveria se comprometer a devolver vítimas da escravidão aos seus raptores, na hipótese de “fugitivos” procurarem ajuda do quilombo. Neste sentido, Ganga Zumba, tio de Zumbi dos Palmares e líder político anterior do quilombo, teve a oportunidade de aceitar um acordo proposto pela capitania de Pernambuco. No entanto, houve o assassinato de Ganga Zumba. Ainda, pouco tempo após tal acordo, foi realizada a expedição que levou o Quilombo dos Palmares ao fim.

Apesar dos poucos registros oficiais relacionados a Dandara, existe a informação de que teria dado à luz a 3 filhos. Há também registro de que morreu, em fevereiro de 1694, após a invasão realizada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, contratado por Caetano de Melo e Castro, então governador da Capitania de Alagoas. Teria cometido suicídio com a finalidade de resistir ao sistema escravocrata.

Importa também destacar que diversas etnias africanas têm uma forte tradição oral. Neste sentido, pode-se refletir sobre a relevância de Dandara dos Palmares para gerações de pessoas brasileiras, uma vez que sua história se manteve na oralidade até começar a entrar nos registros oficiais do país. Percebemos, portanto, que a história de Dandara dos Palmares sobreviveu ao tempo em função de sua grande importância para a sociedade da época, bem como para as gerações sucessoras.

Houve a inscrição de Dandara dos Palmares no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, através da Lei nº 13.816, de 24 de abril de 2019.

Palavras-Chave/TAG: #mulhernegra #quilombo #colonialidade #racismo #resistencia

Elaborado por: Emilson Gomes Junior e Schuma Schumaher

REFERÊNCIAS

  • Sites:

Dandara dos Palmares – Guerreira quilombola, por Laura Aidar

https://www.ebiografia.com/dandara_dos_palmares/

SILVA, Daniel Neves. Dandara dos Palmares. Brasil Escola, 2023. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia/dandara-dos-palmares.htm

Senado aprova Dandara dos Palmares e Luísa Mahin como ‘heroínas da pátria’. Geledés, 2019. Disponível em: ’https://www.geledes.org.br/senado-aprova-dandara-dos-palmares-e-luisa-mahin-como-heroinas-da-patria/

Dandara dos Palmares. Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, 2023. Disponível em: https://www.sbmfc.org.br/dandara/ 

Categoria: Biografias - Comentários: Comentários desativados em Dandara dos Palmares (? – 1694)