• Elda Vasques Aquino (29 de dezembro de 1974 – atualmente)

  • Voltar
11 de setembro de 2023 por 

Indígena Kaiowá, professora, mestra em educação e política.

Elda Vasques Aquino, da etnia Kaiowá, nasceu na aldeia Amambai, em 29 de dezembro de 1974, na cidade de Amambai, no estado de Mato Grosso. Atualmente é mãe de três filhos, casada, grande liderança em sua comunidade e responde pela coordenação da Assessoria de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação de Amambai, depois de uma longa carreira acadêmica.

Elda Vasques Aquino é uma dedicada pesquisadora da área da Pedagogia. Graduou-se em Pedagogia na Faculdades Integradas de Amambai, em 2004. Já em 2005, tornou-se pós-graduada em Metodologia em Educação Superior. Entre 2010 e 2012, Elda realizou Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco, produzindo a obra Educação escolar: processos próprios de aprendizagem da criança guarani/kaiowá antes da escola. Em sequência, fez Especialização em Culturas e História dos Povos Indígenas, produzindo a obra de conclusão de curso Conhecimento e o Espaço da Interculturalidade, em 2015. Ela é fluente em Guarani e Português, com Espanhol é avançado. Participou de inúmeros eventos acadêmicos, bancas acadêmicas e orientações acadêmicas.

Além de sua atuação como educadora, Elda concorreu à vaga de vereadora nas eleições de 2020 em Amambai, Mato Grosso do Sul, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A candidata obteve 265 votos, ficando como suplente. Questionada sobre a igualdade na sociedade, Elda destacou que, embora haja uma aparência de igualdade de gênero, a realidade social ainda mostra uma menor participação das mulheres em comparação com os homens. Ela apontou a falta de representantes mulheres na Câmara de Amambai como um exemplo dessa desigualdade.

Elda também comentou sobre a situação das mulheres indígenas, que muitas vezes vivem à sombra dos homens nas aldeias. No entanto, ela acredita que a ascensão das mulheres indígenas é inevitável, afirmando que “é a mulher que convive direto com os problemas do dia a dia, até porque os homens trabalham fora da aldeia.”

Em relação ao impacto de sua obra, trazemos aqui apenas alguns trabalhos que citam Elda Vasques de Aquino, para ilustração: Escolarização e reivindicação de uma teoria do conhecimento guarani e kaiowá: interconexões entre o modo de ser indígena – ava reko – e o modo de ser não indígena – karai reko, de Renata Lourenço e Levi Marques Pereira; Breve descrição sobre os Kaiowá e Guarani na Graduação e na Pós-Graduação, de Celuniel Valiente; A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá, de João Carlos Gomes e Adir Casaro Nascimento; Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígenaQuando o outro pensa o eu: uma reflexão antropológica acerca da educação indígena e da educação tradicional, a partir dos trabalhos acadêmicos produzidos por indígenas, de Wellington Bispo de Souza e Maria Raquel da Cruza Duran; Crianças indígenas, educação, escola e interculturalidade, de Maria Aparecida Bregamaschi e Ana Luisa Teixeira Menezes; e Percursos e tendências das pesquisas sobre educação indígena na Região Sul do Brasil, de Maria Aparecida Bergamaschi. Esta última autora nos ensina que, através de sua pesquisa feita com crianças de Amambai, Elda Vasques Aquino “traz a força do vivido, desde sua história de criança até a vivência atual, registrada com palavras e fotografias”.

Palavras-Chave/TAG: #mulheres #política #igualdade #pedagogia #ativismo #colonialismo #machismo #pioneirismo #musica #oralidade #indigena #povosoriginarios #mulheresindigenas

Elaborado por: Emilson Gomes Junior e Schuma Schumaher.

REFERÊNCIAS:

  • Produções acadêmicas:

AQUINO, Elda Vasques. Conhecimento e o Espaço da Interculturalidade. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: 2015.

AQUINO, Elda Vasques. Educação escolar: processos próprios de aprendizagem da criança guarani/kaiowa antes da escola. Universidade Católica Dom Bosco: Campo Grande, 2012. AQUINO, Elda Vasques.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Percursos e tendências das pesquisas sobre educação indígena na Região Sul do Brasil. Perspectiva – Revista do Centro de Ciências da Educação, v. 37, n. 2, p. 398 – 419: Florianópolis, 2019. Disponível em: Percursos e tendências das pesquisas sobre educação indígena na Região Sul do Brasil | Perspectiva (ufsc.br). Acesso em 20 mar 2023.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; MENEZES, Ana Luisa Teixeira. Crianças indígenas, educação, escola e interculturalidade. Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo: Porto Alegre, 2018. Disponível em: Crianças indígenas, educação, escola e interculturalidade | Revista e-Curriculum (pucsp.br). Acesso em 20 mar 2023.

LOPES, Adrieli Caroline Marques. Território Mitã Kuera: o cenário multiétnico do ser criança indígena. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade: Salvador, 2022. Disponível em: Território Mitã Kuera | Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade (uneb.br). Acesso em 20 mar 2023.

LOURENÇO, Renata; PEREIRA, Levi Marques. Escolarização e reivindicação de uma teoria do conhecimento guarani e kaiowá: interconexões entre o modo de ser indígena – ava reko – e o modo de ser não indígena – karai reko. Revista de Antropologia: São Paulo, 2023. Disponível em: Escolarização e reivindicação de uma teoria do conhecimento guarani e kaiowá: interconexões entre o modo de ser indígena – ava reko – e o modo de ser não indígena – karai reko | Revista de Antropologia (usp.br). Acesso em 20 mar 2023.

SOUZA, Wellington Bispo de. Quando o outro pensa o eu: uma reflexão antropológica acerca da educação escolar indígena e da educação tradicional, a partir de trabalhos acadêmicos produzidos por indígenas. VI Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação – EIGEDIN: Campo Grande, 2022. Disponível em: QUANDO O OUTRO PENSA O EU | Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN) (ufms.br). Acesso em 20 mar 2023.

VALIENTE, Celuniel. Breve descrição sobre os Kaiowá e Guarani na Graduação e Pós-Graduação. Revista Tellus: Campo Grande, 2018. Disponível em: Breve descrição sobre os kaiowá e guarani na graduação e pós-graduação | Tellus (emnuvens.com.br).

  • Sites:

Diário Cidade. Professora Elda. Disponível em: Professora Elda 45012 | Vereador | Amambai (MS) (diariocidade.com). Acesso em 20 mar 2023.

Escavador. Elda Vasques Aquino. Disponível em: Elda Vasques Aquino | Escavador. Acesso em 20 mar 2023.

Amambai Notícias. Semana da Mulher – Elda Vasques Aquino: “É preciso ressignificar os conceitos”. Amambai, 5 de março de 2013. Disponível em: Semana da Mulher – Elda Vasques Aquino: “É preciso resignificar os conceitos”. – Amambai Notícias – Notícias de Amambai e região. (amambainoticias.com.br). Acesso em 19 fev 2023.

FOTOGRAFIA
© Reprodução da Internet

Categoria: Biografias - Comentários: Comentários desativados em Elda Vasques Aquino (29 de dezembro de 1974 – atualmente)