• Nise da Silveira (1905-1999)

  • Voltar
14 de junho de 2023 por 

Médica psiquiatra e ativista dos direitos das mulheres.

Nise da Silveira nasceu a 15 de fevereiro de 1905, em Maceió, Alagoas. Era filha única. Aos 16 anos, ela foi aprovada na Faculdade de Medicina da Bahia, sendo a única mulher da turma. Com 21 anos concluiu o curso com uma monografia sobre a criminalidade entre as mulheres baianas, em que estudou os casos de mulheres condenadas por assassinatos, roubos e prostituição no presídio de Salvador. 

Em 1927, muda-se, sozinha, para o Rio de Janeiro, após o falecimento de seu pai, momento em que inicia sua carreira na medicina. Nise começa a trabalhar como médica interna no Hospital da Praia Vermelha, após aprovação em concurso público, em 1933.

Nise era uma ativista do direito das mulheres. Em 1935, ficou encarcerada por aproximadamente 16 meses, acusada de ser comunista, em razão de sua atuação na Aliança Nacional Libertadora (ANL) e na União Feminina do Brasil (UFB).

Embora liberta, Nise da Silveira não conseguiu retornar ao serviço público, o que acontece apenas com a anistia, oito anos depois, reassumindo o posto de médica no Centro Psiquiátrico em Engenho de Dentro. Lá se vê diante dos métodos violentos, utilizados no tratamento dos doentes mentais. Sua recusa em utilizar estes métodos no tratamento de pacientes psiquiátricos levou-a a procurar meios alternativos. Em 1946, atendendo a uma proposta sua, o diretor do Centro Psiquiátrico Pedro II aprovou a fundação de um setor de Terapêutica Ocupacional.

Seu trabalho de pesquisa foi o primeiro sobre o tratamento da doença mental, através da terapia ocupacional ou arteterapia, e atualmente é reconhecido internacionalmente. Nise recebeu elogios de Carl Gustav Jung, um dos mais famosos psiquiatras, e que, posteriormente, virou seu correspondente. No entanto, Nise sofreu inúmeras críticas de sucessivos diretores do Centro Psiquiátrico, onde trabalhou até 1974. 

A produção artística dos internos, resultado do trabalho desenvolvido por Nise, foi reunida no Museu de Imagens do Inconsciente, fundado por ela em 1952. O Museu é um importante centro de pesquisa e possui um acervo de mais de 300 mil obras; alguns artistas internos alcançaram prestígio internacional, como Emígdio de Barros, Rafael Domingues e Fernando Diniz. 

Nise também fundou, em 1956, e dedicou-se durante décadas, a Casa das Palmeiras, instituição para egressos de hospitais psiquiátricos, onde as oficinas de arte eram conduzidas por voluntários. A sua criação teve o intuito de criar um lugar que funcionasse de maneira especial, feito para que antigos pacientes pudessem se recuperar e trabalhar buscando a sua independência e autoestima. A Casa das Palmeiras tinha como base o contato afetivo e a expressão criativa visando a promoção da recuperação das pessoas atendidas, funcionando de forma distinta dos hospitais psiquiátricos tradicionais. Até hoje o espaço funciona a partir da proposta de Nise da Silveira.

Para a doutora, a esquizofrenia não é uma doença, mas a manifestação de vários “estados de ser” desencadeados por situações extremas, que desagregam o ego. 

Em abril de 1988, Nise da Silveira recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Nise da Silveira publicou e organizou diversas obras, dentre elas, Jung, vida e obra (1968), Imagens do inconsciente (1981), e O mundo das imagens (1992).

Faleceu, aos 94 anos, na cidade do Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1999, de insuficiência respiratória. 

Palavras-Chave/TAG: #NisedaSilveira  #medica #lutaantimanicomial #pioneira  

Texto Adaptado do verbete contido no Dicionário Mulheres do Brasil por: Elaine Gomes, Schuma Schumaher e Sofia Vieira.

REFERÊNCIAS

  • Produções acadêmicas:

CARVALHO. Sonia Maria Marchi de; AMPARO, Pedro Henrique Mendes. Nise da Silveira: a mãe da humana-idade. Rev. Latinoam. Psicopat. ano IX, n. 1, mar. 2006. Disponível em: apres.classico (scielo.br). Acesso em 25 jun 2023.

SCHUMAHER, Schuma; VITAL BRAZIL, Érico. Dicionário Mulheres do Brasil, de 1500 até a atualidade: biográfico e ilustrado. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

  • Sites:

Nise da Silveira, a Mulher que revolucionou a Saúde Mental no Brasil. CENAT. Disponível em:

Nise da Silveira, a Mulher que revolucionou a Saúde Mental no Brasil – Blog Cenat (cenatcursos.com.br). Acesso em 25 jun 2023.

Categoria: Biografias - Comentários: Comentários desativados em Nise da Silveira (1905-1999)