• Yara Tupynambá (1932 – )

  • Voltar
12 de setembro de 2023 por 

Professora, pintora, desenhista, gravadora e muralista

A mineira Yara Tupynambá Gordillo Santos nasceu no dia 02 de abril de 1932, na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais.  Antes de se enveredar para o campo das artes, trabalhou com serviços burocráticos, depois de passar num concurso para a Caixa Econômica Federal, onde permaneceu por dois anos.

Contando com o apoio do chefe, paralelamente ao trabalho, iniciou os estudos artísticos em Belo Horizonte, onde vivia, em 1950. Nessa ocasião, teve o privilégio de contar com os ensinamentos do renomado artista Alberto da Veiga Guignard, conhecido pelas pinturas de paisagens mineiras. E não parou mais, tendo feito vários cursos na capital mineira, no Rio de Janeiro e em Nova York, tornou-se especializada em gravuras. 

Ao retornar ao Brasil, entrou para a Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e, em 1967, defendeu sua tese sobre o alemão Albrecht Dürer, gravador, pintor, ilustrador, matemático e teórico de arte. Nesse período, já havia participado de uma dezena de exposições individuais – usando principalmente a madeira e preferindo o preto e branco à gama de cores –, quando passou a lecionar nessa mesma universidade, tornando-se mais tarde Diretora da Escola de Belas Artes.

As obras a óleo de Yara Tupynambá refletem profundamente as influências de sua infância e adolescência, trazendo à tona temas como congados, cavalhadas e violeiros, típicos das tradições culturais do interior de Minas Gerais. Essas pinturas não apenas ilustram a riqueza das manifestações populares mineiras, mas também revelam a conexão do artista com sua terra natal.

Em 1969, inaugurou uma série de afrescos, com o convite para fazer um mural sobre a Inconfidência Mineira na reitoria da UFMG. Na década seguinte, produziu vários murais para residências, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. Entre eles, o Minas, do século XVII ao século XX, feito para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além do polêmico painel na Igreja Matriz, na cidade de Ferros, no qual retrata Adão e Eva nus, provocando contestação por parte de religiosos conservadores e obrigando o prefeito a contratar um seguro para resguardar a obra.

Em 1974, sua carreira ganhou visibilidade nacional quando se tornou um dos destaques no Atelier Vivo na Bienal Nacional de São Paulo, onde apresentou uma mostra da pesquisa realizada na área de educação com estandartes.

Apaixonada pela arte e cultura, experimentou outras atividades no seu cotidiano de trabalho, tornando-se assessora cultural da Empresa Mineira de Turismo – Turminas e responsável pela implantação de um programa de requalificação do artesanato no estado de Minas Gerais, promovido pelo Ministério do Trabalho.

Yara Tupynambá, aos 89 anos, com mais de 70 voltados para as artes, é uma das mais consagradas artistas plásticas de Minas Gerais. Recebeu diversas homenagens, como em 1992, com o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte, e com o poema Exposição, escrito por Carlos Drummond de Andrade sobre a artista.

A artista plástica mineira fez parte da série Mulheres Inspiradoras do G1, em 2022, quando afirmou que: “Enquanto minhas amigas estavam se preparando para casar, cuidar de casa, eu estava lutando para ser artista, estudar em escola de artes e ser pintora […] Tenho orgulho, porque foi um período de muita luta e pouca valorização, fazer arte era quase uma aventura, principalmente pra mulher. Entrei com corpo e alma, com muita vontade”.  Yara Tupynambá segue muito ativa ainda hoje e nem pensa em parar!

Elaboração: Schuma Schumaher

Palavras-Chave/TAG: #pintora #gravadora #mulheresinspiradoras

REFERÊNCIAS

  • Sites:

GONTIJO, Maria Lúcia. Com 89 anos e mais de 70 de carreira, Yara Tupynambá planeja exposição nos EUA: ‘Tenho muitos sonhos ainda’. G1 Minas, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/03/07/com-89-anos-e-mais-de-70-de-carreira-yara-tupynamba-planeja-exposicao-nos-eua-tenho-muitos-sonhos-ainda.ghtml

YARA Tupynambá. Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8822/yara-tupynamba.

YARA Tupynambá. Guia das Artes, 2022. Disponível em:https://www.guiadasartes.com.br/yara-tupynamba/pintor

Categoria: Biografias - Comentários: Comentários desativados em Yara Tupynambá (1932 – )