• Bel Baltar (1947 – 2008)

  • Voltar
11 de setembro de 2023 por 

Socióloga, feminista, docente e pesquisadora.

Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues, carinhosamente chamada de Bel Baltar, nasceu em Pernambuco em 1947. Era conhecida por sua luta em prol dos direitos humanos, direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase na luta em favor da legalização do aborto.

Foi mãe de quatro filhos. Quando estava grávida da sua primogênita, no auge do regime militar, foi presa e torturada. A perseguição e violência sofrida nunca a desviaram de seus objetivos políticos e humanitários.

Considerada uma das mais importantes sociólogas brasileiras, possuía formação primorosa: Graduação em Ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969); mestrado em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (1980); doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e pós-doutorado pelo Centro de Estudos Demográficos da Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha (2000).

Era professora colaboradora e membro do Conselho do Programa de Pós-graduação em Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Desenvolvia pesquisas sobre políticas populacionais, saúde reprodutiva e saúde da mulher trabalhadora. Foi integrante da coordenação do Programa de Estudos em Saúde Reprodutiva e Sexualidade do Núcleo de Estudos de População da Unicamp, entre 1993 e 1999.

Em 2001 foi eleita Secretária Executiva da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (Rede Feminista de Saúde). De 2003 até sua morte participou do Conselho Consultivo da Red de Salud de lãs Mujeres Latino americanas y del Caribe (RSMALC).

Entre os anos de 2004 e 2006 integrou o Comitê Assessor Nacional da Comissão Intergovernamental de Saúde Sexual e Reprodutiva do Mercosul do Ministério da Saúde. Atuou como membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e integrava o Conselho Consultivo de Católicas pelo Direito de Decidir.

Segundo Luzinete Simões Minella em Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues: fazendo da ciência uma política, Bel Baltar mudou-se para São Paulo aos 20 anos, iniciando sua carreira acadêmica na cidade. Exemplificando a relevância de sua trajetória, o artigo revela que sua “tese de doutorado constitui uma referência central para pesquisadoras/es que trabalham com o tema, seja no país, seja na América Latina.” De fato, Bel Baltar dedicou a vida a articulações políticas e acadêmicas em prol dos direitos das mulheres e de toda a população brasileira.

Bel Baltar faleceu em 14 de outubro de 2008, aos 61 anos, após um acidente de trânsito, envolvendo um caminhão de carga e o carro no qual estava. Em resposta, diversas instituições se mobilizaram para prestar homenagens à ativista política, professora e pesquisadora. Bel Baltar trabalhou ao lado de diversos segmentos sociais durante a sua vida dedicada à luta pelos direitos reprodutivos. Dialogando com a Igreja Católica, com o Congresso Nacional, com a academia brasileira e com instituições feministas, a socióloga conseguiu promover diálogos e ações úteis à promoção dos direitos humanos no País, fazendo parte da pavimentação de caminhos em direção à segurança jurídica e à saúde de toda a população brasileira.

Sua representatividade na luta por igualdade a colocou entre os expoentes do feminismo brasileiro e latino-americano. Sua trajetória representa por si só a carreira de uma mulher resiliente e de uma figura humana amada e respeitada.

Elaborado por: Emilson Gomes Junior e Schuma Schumaher.

Palavras-Chave/TAG: #belbaltar #direitosreprodutivos #direitossexuais #católicas #mulheresnapolítica #sociologia #pesquisasobreaborto

REFERÊNCIAS

  • Produções acadêmicas:

MINELLA, Luzinete Simões. Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues: fazendo da ciência uma política. Florianópolis: Revista de Estudos Feministas, 2008. Disponível em: SciELO – Brazil – Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues: fazendo da ciência uma política Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues: fazendo da ciência uma política. Acesso em 15 ago 2023.

  • Sites:

Mulher 500 anos atrás dos panos. Bel Baltar. Disponível em: Bel Baltar (1947 – 2008) – Mulher 500 Anos Atrás dos Panos

Categoria: Biografias - Comentários: Comentários desativados em Bel Baltar (1947 – 2008)