• Natália Romualdo (1996 – 2022)

  • Voltar
12 de setembro de 2023 por 

Jornalista e pioneira em canais do YouTube sobre a temática negra.

Natália Aparecida Romualdo foi uma célebre jornalista, vlogger e ativista política pelas questões raciais, de gênero e de classe. Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, apresentou a monografia A utilidade pública associada à credibilidade no programa ronda policial, em 2016. O Jornal Tribuna apresentou a reportagem Morre, aos 26 anos, a juiz-forana Natália Romualdo, jornalista e ativista antirracismo, descrevendo sua trajetória, bem como o alcance de sua luta: “Antes de se graduar em 2016, Natália foi estagiária da Rádio CBN Juiz Fora durante um ano e sete meses. No jornalismo, encapava a luta antirracismo e, ao lado da amiga Maristela, fundou há mais de sete anos o canal Papo de Preta, hoje com mais de 180 mil inscritos, e debatia sobre negritudes. Também era cocriadora do projeto PretaFlix, um espaço criado por mulheres negras voltado para a exaltação da nossa negritude.”

Conforme exposto na página do LinkedIn de Natália Romualdo, a intelectual atuou em diversidade e inclusão através de comunicação, marketing, produção de conteúdo, consultoria, palestras e jornalismo. Sobre sua trajetória, citamos a descrição formulada pela própria Natália na rede social profissional: “Trabalhei como auxiliar de bibliotecária no Centro Universitário do Sudeste Mineiro, conciliando essa atividade com a de Youtuber. Tenho o canal Papo de Preta, voltado para falar sobre cultura pop, empoderamento negro e muito mais. Recebi a medalha Rosa Cabina na Câmara Municipal de Juiz de Fora pelo serviço prestado com o canal. O canal também foi citado na revista Forbes Brasil como uma das referências no nicho de influenciadores (as) pretos (as). Atualmente, concilio as atividades de youtuber com o cargo de Consultora de Comunicação na Eureca, onde ingressei como temporária e, agora, cuido da parte de comunicação do Programa Estagiar, da Globo, do Programa de Estágios da CBA e, também, do Programa de Estágios da Durr. Além disso, faço parte de um grupo dentro da Eureca voltado para o acolhimento de pessoas negras e já cuidei de outros programas de estágio, como o da Alpargatas, por exemplo.”

Sobre a revista Forbes Brasil, citamos a reportagem ESPECIAL INOVADORES NEGROS: 20 creators que têm muito a dizer, de Angélica Mari e Gabriela Arbes, divulgando-as: “Duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, elas falam sobre cultura, beleza, racismo, representatividade, feminismo e machismo – quase sempre temas inseridos em contextos muito atuais, como a recente morte do Pantera Negra Chadwick Boseman e o lançamento da Fenty Beauty, marca da cantora pop Rihanna, no Brasil pela Sephora. Em vários deles, fazem duras críticas à indústria cosmética pela falta de produtos adequados ao seu tom de pele”

Juliana Netto, na reportagem Quem era Natália Romualdo, jornalista e ativista antirracismo que morreu aos 29 anos, para o G1, nos revela que a juiz-forana produzia o canal Papo de Preta, ao lado de Maristela Rosa, a partir de uma ideia que surgiu quando as amigas estudavam na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFRJ. Nos termos da reportagem: “Ainda no início do projeto, elas se reuniam na cidade, como no Museu Mariano Procópio, para discutir assuntos como a mulher negra na sociedade, racismo, autoestima e autoconhecimento. Com o crescimento do canal, as duas palestraram em eventos maiores”. A jornalista aponta que, além de estagiar na Rádio CBN Juiz de Fora, Natália estagiou também na Rádio Solar. Juliana Netto destaca uma frase formulada pela ativista no vídeo de apresentação do canal Papo de Preta no YouTube, que diz muito sobre a construção de sua trajetória: “O canal me fez sair do casulo, me fez descobrir uma Natália que sempre existiu, mas que ficava ali escondidinha”. Hoje, Papo de Preta conta também com aproximadamente 100 mil seguidores em suas outras redes sociais, como Instagram.

Arthur Anthunes também publicou uma reportagem sobre o falecimento da ativista, pelo site Mundo Negro. Com o título Natália Romualdo, jornalista do ‘Papo de Preta’, morre aos 26 anos, o jornalista apresenta a postagem formulada na página @papodepreta, do Instagram, por Maristela, sua amiga e companheira de trabalho. Trazemos o texto na íntegra, em memória da brilhante, querida e formidável ativista antirracista, nossa eterna companheira de luta: “Esse é o texto mais difícil que já escrevi na minha vida inteira, jamais esperei que isso fosse acontecer. Eu, Maristela, estou aqui em respeito e amor à vocês, amigos e seguidores do Papo de Preta. A Natália, a nossa Nat, passou mal, teve uma parada cardiorrespiratória e faleceu. São quase 10 anos de amizade, mais de 7 anos de canal; das coisas mais incríveis que vivi na minha vida, muitas foram ao lado dessa mulher incrível! Ainda não acredito nisso. Tá doendo muito pra mim, pra família, pra todos que conheceram a Natália. Por favor, peço as orações de vocês nesse momento. A ficha ainda não caiu, estamos nos esforçando pra manter a força e nos lembrarmos apenas dos momentos de alegria que ela nos proporcionou. Obrigada pelo carinho e apoio de todos. Amamos vocês!”

Por fim, válido destacarmos a contribuição de Natália e Maristela através do canal Papo de Preta, do YouTube. O site Criadores iD apresenta o texto Papo de Preta (canal), que nos informa que as ativistas falam em seus vídeos sobre beleza negra, autoestima e questões raciais, além de apresentar aos expectadores dicas de filmes, séries e quadrinhos que abordam racialidade. A postagem nos revela também que Natália e Maristela, que definem o Papo de Preta como um espaço para dividir suas visões de mundo com os expectadores, foram selecionadas para o Fundo Vozes Negras em 2021, um fundo global de apoio a produtores pretos. A seleção dos produtores de conteúdo foi realizada pelo próprio YouTube, que indicou influenciadoras e influenciadores de países como Quênia, África do Sul e Estados Unidos da América, além do Brasil.

Ainda, destacamos as contribuições de Natália e Maristela a Juiz de Fora e à UFJF, com base em reportagens da universidade na qual estudaram. Em 2018, a UFJF Notícias publicou o texto Campanha de recepção aos calouros traz youtubers mostrando os espaços da UFJF, informando que Natália e Maristela, ao lado de outros 4 YouTubers, participaram da campanha Tudo é pra você, que convidou os produtores de conteúdo para mostrar a infraestrutura da UFJF aos ingressantes.

Já em 2019, conforme exposto na matéria Debate aborda representação e autoimagem negra, Maristela e Natália participaram da roda de conversa Representação e Autoimagem Negra, que integra a 2ª Calourada Preta da UFJF, no Instituto de Ciências Humanas – ICH. As criadoras do Papo de Pretas mediaram, ao lado de Meirele Barbosa, discussões sobre o corpo negro, a estética, e a importância da mídia na construção da autoimagem pessoal e social de negros e negras, motivando a troca de experiências e vivências entre os participantes. Citamos a reportagem no trecho em que Natália propõe reflexões sobre a realidade brasileira: “No que diz respeito ao mercado de trabalho, Natália evidencia os números alarmantes de pesquisas recentes. De acordo com o levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), 23% dos profissionais da área são negros e negras, fato que entra em conflito com a própria formação da população brasileira, composta majoritariamente por pretos e pardos, avalia a jornalista. ‘Quando consideramos grandes veículos, como O Globo, apenas 26% das colunistas são mulheres; e 9% são negras. A sociedade não quer que descubramos nosso potencial. É uma luta diária e não é fácil’, ressalta. O diálogo sobre o processo de transição capilar e os impactos dessa mudança na autoimagem da mulher negra foram abordados pelas convidadas como um tema central a ser discutido no movimento negro. Natália conta que um colega de profissão só foi efetivado em uma empresa após cortar o seu cabelo.”

Aos 29 anos, em 10 de dezembro de 2022, no auge de seu ativismo antirracista, Natália teve uma parada cardiorrespiratória, chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu.

Elaborado por: Emilson Gomes Junior e Schuma Schumaher.

Palavras-Chave/TAG: #antirracismo #ativismo #jornalismo #redessociais #youtube #instagram #feminismo #lutadeclasse

REFERÊNCIAS:

  • Produções acadêmicas:

ROMUALDO, Natália Aparecida. A utilidade pública associada à credibilidade no programa Ronda Policial. Faculdade de Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF: março de 2016. Disponível em: Microsoft Word – MONOGRAFIA RONDA POLICIAL NATÁLIA (ufjf.br). Acesso em 14 dez 2022.

  • Sites:

ANTHUNES, Arthur. Natália Romualdo, jornalista do ‘Papo de Preta’, morre aos 26 anos. Mundo Negro: 10 de dezembro de 2022. Disponível em: Natália Romualdo, jornalista do ‘Papo de Preta’, morre aos 26 anos – Mundo Negro. Acesso em 14 dez 2022.

Criadores iD. Papo de Preta (canal). Disponível em: Papo de Preta (canal) – Criadores iD. Acesso em 14 dez 2022.

Instagram. @papodepreta. 11 de dezembro de 2022. Disponível em: Papo de Preta on Instagram: “Esse é o texto mais difícil que já escrevi na minha vida inteira, jamais esperei que isso fosse acontecer. Eu, Maristela, estou aqui em…”. Acesso em 14 dez 2022.

MARI, Angelica; ARBEX, Gabriela. ESPECIAL INOVADORES NEGROS: 20 creators que têm muito a dizer. Forbes Brasil: 4 de setembro de 2020. Disponível em: ESPECIAL INOVADORES NEGROS: 20 creators que têm muito a dizer (forbes.com.br). Acesso em 14 dez 2022.

NETTO, Juliana. Quem era Natália Romualdo, jornalista e ativista antirracismo que morreu aos 29 anos. G1 – Zona da Mata – Juiz de Fora: 12 de dezembro de 2022. Disponível em: Quem era Natália Romualdo, jornalista e ativista antirracismo que morreu aos 29 anos | Zona da Mata | G1 (globo.com). Acesso em 14 dez 2022.

Notícias UFJF. Campanha de recepção aos calouros traz youtubers mostrando os espaços da UFJF. Ensino e oportunidades: 26 de fevereiro de 2018. Disponível em: Campanha de recepção aos calouros traz youtubers mostrando os espaços da UFJF – Notícias UFJF. Acesso em 14 dez 2022.

Notícias UFJF. Debate aborda representação e autoimagem negra. Pesquisa e Inovação: 1 de novembro de 2019. Disponível em: Debate aborda representação e autoimagem negra – Notícias UFJF. Acesso em 14 dez 2022.

Tribuna de Minas. Morre, aos 26 anos, a juiz-forana Natália Romualdo, jornalista e ativista antirracismo. 11 de dezembro de 2022. Disponível em: Morre, aos 26 anos, a juiz-forana Natália Romualdo, jornalista e ativista antirracismo (tribunademinas.com.br). Acesso em 14 dez 2022.

Categoria: Biografias - Comentários: Comentários desativados em Natália Romualdo (1996 – 2022)