• Maria Eulália da Costa (século XX)

  • Voltar
6 de setembro de 2024 por 

Primeira engenheira agrônoma do Brasil

A paranaense Maria Eulália da Costa se formou na Faculdade de Agronomia e Veterinária de Pelotas em 1915, se tornando a primeira engenheira agrônoma do Rio Grande do Sul e do Brasil.  A intelectual se graduou numa época em que a presença feminina no ensino superior era praticamente inexistente. Sua graduação representa um marco significativo para a inclusão das mulheres em áreas tradicionalmente dominadas por homens, considerando que abriu portas para outras mulheres. Para além disso, Maria Eulália também contribuiu para a evolução da agronomia no Brasil.

Reflexo de seu pioneirismo, houve a fundação do Memorial Maria Eulália da Costa, inaugurado por ocasião dos 135 anos da FEAM – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, em 2018. Inegavelmente uma justa homenagem, reconhecendo sua contribuição à ciência brasileira. O Memorial serve como um espaço de preservação da memória e inspiração para as novas gerações, especialmente para jovens mulheres que aspiram seguir carreiras na agronomia. Neste sentido, podemos relembrar que em 2025 comemoramos 110 anos de formatura da primeira engenheira agrônoma do país, cuja trajetória merece todas as celebrações.

A importância de Maria Eulália vai além de sua conquista pessoal; ela é um símbolo de resistência e superação em um contexto de fortes barreiras de gênero. Não à toa, Maria Eulália foi homenageada pela FEAM, que compõe a UFPel – Universidade Federal de Pelotas, no Dia Internacional da Mulher de 2024. Já a Afagro – Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul celebrou a vida e obra de Maria Eulália em 2018, através de publicação que comemorava o aumento da presença feminina na Faculdade de Agronomia. De fato, a história de Maria Eulália da Costa nos lembra que, apesar da predominância masculina ainda presente em diversos campos do saber, as mulheres vêm gradualmente ampliado seu espaço. Com determinação e competência, as intelectuais de hoje rompem resistências e moldando um futuro mais inclusivo na profissão, assim como fez Maria Eulália, que ajudou a pavimentar o caminho para a uma realidade mais diversa e rica.

Texto escrito por: Emilson Gomes Junior

Palavras-Chave/TAG: #engenharia #engenhariaagronoma #saopaulo #doencas #pesquisa #agronomia #machismo #primeiraonda #ciencias #historia #academia #internacional #feminismo

REFERÊNCIAS:

  • Produções acadêmicas:

LOPES, Conceição. As cientistas mulheres na sociedade brasileira para o progresso da ciência: uma perspectiva da inserção feminina em comunidade científica (1948-1958). Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, v. 4, p. 65-82: Recife, 2007. Disponível em: C:\DOCUME~1\xp\MEUSDO~1\Atual\E (embrapa.br). Acesso em 30 ago. 2024.

  • Sites:

ADEALQ. Facebook: Piracicaba, 28 de janeiro de 2020. Disponível em: Facebook. Acesso em 30 ago. 2024.

Aos profissionais e estudantes de agronomia, uma saudação pelo Dia do Engenheiro Agrônomo. SARGS – Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2020. Disponível em: AOS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE AGRONOMIA, UMA SAUDAÇÃO PELO DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO (sargs.agr.br). Acesso em 30 ago. 2024.

Aumenta presença das mulheres na Faculdade de Agronomia. Afagro: Porto Alegre, 10 de julho de 2018. Disponível em: Aumenta presença das mulheres na Faculdade de Agronomia – Afagro – Assoc. dos Fiscais Agropecuários do RS. Acesso em 30 ago. 2024.

Dia Internacional da Mulher. UFPel, Feam: 8 de março de 2024. Disponível em: Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel » Dia Internacional da Mulher (ufpel.edu.br). Acesso em 30 ago. 2024.

FAEM lança comemorações dos 135 anos. Crea-RS – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 8 de junho de 2018. Disponível em: CREA (crea-rs.org.br). Acesso em 30 ago. 2024.

Memorial Maria Eulália da Costa. UFPel: 7 de março de 2018. Disponível em: Memorial Maria Eulália da Costa (ufpel.edu.br). Acesso em 30 ago. 2024.

Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e mútua. Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Crea: Brasília, DF, 2023. Disponível em: cartilha_mulher_2023_web_final.pdf (confea.org.br). Acesso em 30 ago. 2024.

Categoria: Biografias - Comentários: Comentários desativados em Maria Eulália da Costa (século XX)